terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Uma viagem para além da sabedoria:




Aconteceu o que eu mais temia, ficar sozinha no mundo. Eu, os meus pais e os meus irmãos fomos de carro até ao Algarve, o que iria ser umas férias maravilhosas acabou por ser uma tragédia. Fomos vítimas de um acidente e eu fui a única sobrevivente, eu morri por dentro nesse dia, não fazia sentido viver sem as pessoas de quem mais gosto. Como ainda não sou de maior idade tive que ir para casa dos meus avós na Índia.
Embarquei sozinha, com destino a Nova delia, a capital da Índia. Sempre tive curiosidade em conhecer e descobrir este país tão maravilhoso, mas sem os meus pais não faz sentido estar cá. Cheguei a Nova delia sozinha, e fui ter a casa dos meus avós onde fiquei a morar, tudo era tão diferente, é um mundo completamente à parte com uma cultura que nada se perecia com a minha, o meu avô já me tinha falado muito sobre a índia mas nunca pensei que fosse assim. Inicialmente fiquei muito assustada e perdida mas com o tempo fui descobrindo o fascínio desse país. Eu sei que nunca vou esquecer quem perdi e que a dor nunca vai passar mas tenho que aprender a viver com eles só em pensamento e no coração. Mas tinha de olhar em frente e seguir com a minha vida, então o meu avô veio comigo para me explicar e mostrar a cidade. A Índia tem como língua oficial o Hindi e o Inglês e 1,132,446,000 habitantes é o segundo país mais populoso. Com uma área total de 42,7 km², Nova Deli forma uma pequena parte da área metropolitana de Deli, e se localiza na planície Indo-Gangética, motivo pelo qual existem poucas alterações na altitude da cidade. Segundo a cultura hindu, cada pessoa origina-se de uma parte diferente do corpo do deus Brahma. É uma herança que se adquire ao nascer e que determina a casta à qual se pertence para o resto da vida. O casamento só pode acontecer entre membros da mesma casta. Esse sistema foi abolido na índia desde que Mahatma Gandhi, líder pacifista lutou para sua libertação. Mas alguns habitantes mais conservadores ainda o valorizam. A cultura da Índia é a expressão de uma das mais antigas e diversificadas civilizações do planeta, portanto inclui grande número de manifestações em todos os campos, desde a literatura e a arquitectura até, modernamente, o cinema, a alimentação básica é constituída por cereais e pelas famosas especiarias com poderes medicinais, o tempero mais utilizado é o Iogurtes e queijo coalho seco não podem faltar. Apesar de algumas regiões consumirem peixe, galinha e carneiro, grande parte da população é vegetariana. O chá, preparado com açúcar e leite, é a bebida favorita. Ainda tenho muito para descobrir porque a índia é um país enorme.
Foi tudo o que aprendi, no dia que cheguei a Nova delia, mas ainda tenho muito mais para descobrir. Sei que a minha vida partir de agora vai ser muito complicada porque tenho que me habituar a viver sem os meus pais,os meus irmãos e num país completamente diferente do meu, mas tenho a certeza que vou aprender a gostar de viver na Índia!
Mónica Martins nº15

Sem comentários:

Enviar um comentário