terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O valor é uma tomada de posição

Após a leitura e analise do texto, posso concluir que a ultima afirmação refere-se ao principal objectivo da Filosofia, que é o de não permanecermos neutros perante as situações que viviemos e que se nos colocam.
Ao valorarmos uma situação, pessoa ou objecto estamos a tomar uma posição positiva ou negativa em relação a essa situação, pessoa ou objecto, logo deixamos de permanecer neutros e passamos a ter um papel activo na sociedade através da nossa opinião fundamentada em certos argumentos.
Através das caracteristicas dos valores como a bipolaridade e a hierarquia abdominamos os valores negativos e apreciamos os valores positivos sendo que infelizmente existem excepções ao que acabei de mencionar, com por exemplo: os pedofilos, os assassinos, etc, isto levanos a tomar posições e agir de maneira que ponhamos em prática os valores que mais apreciamos, porém se não houvesse hierarquização dos valores considerariamos todos os valores e acções como equivalentes, como refere Louis Lavelle, no seu excerto do tratado dos valores e isso seria bastante negativo para nós como pessoas membros de uma sociedade, pois viveríamos o dia á dia sem nenhum objectivo e sem linhas orientadoras de vida, por isso é que a hierarquização dos valores é tão importante já que nos leva a fazer escolhas em detrimento de outras.
Porém nem sempre é fácil construir a nossa pirâmide pois os valores são subjectivos e relativos, logo a pirâmide vai ser muito pessoal, pois reflete a personalidade pessoal, o percurso de vida, a cultura, os gostos e as aspirações dessa pessoa.
Para termos o modelo em que nos possamos basear o filósofo Maslow debruçou-se sobre esta problemática e criou uma pirâmide em que nos podemos e devemos basear, este filósofo defende que em primeiro lugar devemos satisfazer as nossas necessidades fisiológicas, pois só após concretizarmos todas as nossas necessidades é que podemos passar ao niverl seguinte que é o de segurança e este esquema repete-se, só após as necessidades deste nivel estarem concreterizadas é que podemos avancar para o nivel social, em seguida para o nivel de auto-realização, porém a nossa pirâmide não é eterna pois evolui com a pessoa.
Esta teoria de Maslow é muito importante pois é o valorar e a hierarquização dos valores que nos distingue dos animais, porém Maslow defende que se realmente somos seres racionais temos que atingir os dois ultimos niveis para que realmente sejamos considerados seres humanos porque até os animais satisfazem as suas necessidades fisiológicas, também procuram segurança e conforto e até algumas espécies tem necessidades sociais, pois vivem em grupo. Logo o que realmente nos distingue dos animais é o facto de conseguirmos nos estimar a nós próprios e a procura da nossa auto-realização. Em suma possso concluir que o acto de valorar é inerente ao homem, pois só o homem é capaz de valorar uma situação, pessoa ou objecto que seja digno de estima.
Por fim posso dizer que "o homem é a medida de todas as coisas" pois o acto de valorar depende inteiramente de um sujeito, o Homem.

Sem comentários:

Enviar um comentário