terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Resposta 3. da ficha de avaliação

O pensamento do autor está bastante relacionado com o conceito de interculturalismo.
O conceito de interculturalismo promove o respeito para com as outras culturas, incentivando o diálogo intercultural. De acordo com o pensamento do autor, o ser-humano não é um ser individual, é um ser social que só perdura na sociedade.
É bastante importante apercebermo-nos que ao cooperarmos todos juntos, podemos resolver problemas à escala mundial. Há problemas que não são só nossos, ou seja, problemas que apesar de ocorrerem nas regiões podem ter repercurssões à escala planetária.
De certo modo, o mundo ao abster-se da igualdade que cada estrato social ou étnia apresenta, nunca conseguirá atingir o equilibrio. O mundo terá de ser caracterizado como um todo, em que todos nós teremos o mesmo valor apesar das nossas crenças, sexualidade, entre outros aspectos.
O interculturalismo ao promover o diálogo intercultural vai desencadear uma moldagem das tradições de forma a actualiza-las. Devemos ter consciência que o isolamento cultural, tal como o etnocentrismo, racismo e a estagnação só atrazam o ciclo harmonioso do mundo e deste modo o caos não estará muito longe de se instalar.

Sem comentários:

Enviar um comentário