terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Resumo da aula do dia 8/2/2010

Na passada aula, do dia 8 de Fevereiro de 2010, iniciamos a aula com o tema intenção ética e norma moral enquadrada no capítulo 4 com o título “A dimensão ética/política: análise e compreensão da experiencia convivencial”, onde a professora nos colocou a questão o que é a moral, o que é a ética e a diferença entre as duas, também falou outra vez da importância da Filosofia e de que modo está inserida na nossa vida, onde efectuamos um esquema para melhor compreender aquilo que a filosofia desenvolve.

Moral: é um corpo de normas ou de regras que regem os comportamentos dos indivíduos de modo a procederem de harmonia com o que numa sociedade é tido como dever ou como bem.
O termo moral deriva do termo latina mores, que significa costumes. Entre os Romanos, o termo mores referia-se especialmente aos códigos e impostos pela comunidade definiam o que os indivíduos deviam ou não fazer.
O termo ético de grego ethos, também relacionado com costumes, mas apontando para uma dimensão mais interior, remetendo igualmente para a acção, o ethos grego apresenta um significado mais conotado com a intenção ou com a finalidade dos actos do homem virtuoso.

Ética: é a reflexão sobre os actos humanos e sobre as regras morais que os norteiam para lhes determinar o fundamento que permite avaliá-los em termos de bem e de mal, de seguida realizamos exercícios de aplicação à matéria.
Heteronomia são as normas que existem independentemente do sujeito, são exteriores.
Norma Moral é uma regra de carácter social que permite ao ser humano, na sua relação com os outros, discriminar o que é bem e o que é mal.
Para concluir, há circunstâncias em que temos de distinguir a moral da lei, exemplo; conduzir com excesso de velocidade e atropelar uma pessoa, significa infringir as regras de trânsito e, simultaneamente, as regras morais.



Mónica Martins Nº 15

Sem comentários:

Enviar um comentário