terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Resposta a uma pergunta do teste de avaliação

Foi-nos dado um conjunto de enunciados relativos aos valores, desse conjunto tínhamos que escolher qual a alternativa mais correcta, ao nosso ver.
Estes eram os enunciados:
1. Os factos relacionam-se com o mundo em si enquanto os valores se relacionam com o sentido que o ser humano lhes dá.
2. A valoração é uma actividade do sujeito que transforma a realidade objectiva em algo subjectivo.
3. Os valores residem nos objectos, tendo o homem apenas que os descobrir.
4. Os valores não interferem nas decisões porque a realidade em que o homem tem de agir consiste, objectivamente, num conjunto de factos.
A resposta dada foi a seguinte:
Considero as alíneas 1 e 2 correcta pois é algo verdadeiro, para mim faz todo o sentido. Os factos são constatações de acontecimentos (ex.: eu ontem fui ao ao cinema), enquanto valorar é quando um objecto ou outra coisa nos deixa de ser indiferente, passa a ter algum valor sentimental (como nós costumamos dizer) para nós, quando lhe damos estima.
Jamais concordaria com as alíneas 3 e 4, pois os objectos têm valores, não são feitos com valores, nós humanos é que lhes damos valor quando os recebemos. O homem toma as suas decisões tendo em consideração os seus valores, a sua forma de vida, a sua cultura, as suas tradições. Ele não toma decisões tendo em conta um conjunto de factos, se aquilo é bom ou mau, não, o homem não pode ser assim tão superficial tem que reflectir, naquilo tudo que já aprendeu e nos seus objectivos a atingir e valores.

Daniela Formigal n.º5

Sem comentários:

Enviar um comentário