segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A minha viagem cultural ao Tibete

Bem, eu e o meu primo chegámos ao Tibete ontem e digo-vos desde já que de facto é tudo o que nos haviam contado, isto é um país maravilhoso e encantador.
Devo desde já explicar onde fica o Tibete, ele é situado na República Popular da China, porém é uma região autónoma.
O Tibete é conhecido pelo tecto do mundo, isto é porque se situa num lugar elevado (montanhas do Tibete com destaque a montanha dos Himalaias), aqui não é nem muito frio nem muito quente pois como se situa no lugar mais alto do mundo chegam várias massas de ar quente e seco à região.
O nosso guia turístico levou-nos a vários locais do Tibete no entanto pareciam todos iguais e vocês podem perguntar porque então eu respondo, pareciam todos iguais porque no Tibete ao contrário de Portugal as pessoas são muito ligadas á religião apesar de que em Portugal predomina o cristianismo no Tibete a religião predominante é o budismo.
Aqui fala-se tibetano, é a língua mais falada na região e também no Butão, mas também tem as suas sub-línguas como o kham, o lassa e o amdo.
Tem maravilhosos rios com o triplo do comprimento dos de Portugal incluindo os rios Brahmaputra, Yang-Tsé e o rio Amarelo dentre deles todos só consegui ver estes três mas já estou muito contente pois sei que são os três maiores rios do Tibete é claro segundo o nosso guia turístico, ele também nos contou que no Tibete o líder religioso é o Dalai Lama um homem que foi atribuído o Prémio Nobel da Paz, no entanto a China pretende transformar o Tibete em seu território levando Dalai Lama a refugiar-se.

Espero que tenham gostado tanto de ler a minha aventura no desconhecido como eu a gostei de presenciar e relatar.

Sem comentários:

Enviar um comentário