segunda-feira, 3 de maio de 2010

Sintese da Palestra do dia 16 de abril com a presença de Nélson Matos

No passado dia 16 de abril, enquadrado na semana cultural, a pedido da professora de filosofia Diana Tavares, tivemos um convidado especial-Nélson Matos. Foi organizada uma palestra a que todas várias turmas assistiram.
Nélson é um homem cujo destino foi muito cruel, pois acabou por ficar numa cadeira de rodas para o resto da vida, como resultado de um acidente.
Apesar de a vida ter sido muito cruel com Nélson, ele não ficou de braços cruzados à espera que a vida passasse, mas decidiu lutar.
Nélson tinha 24 anos, e estava no auge da sua vida. Tinha 3 empregos, era personal trainer, modelo e ainda trabalhava com os pais. Estava preste a ter a sua casa, tudo aquilo com que sempre sonhou e trabalhou para alcançar esses objectivos. Para Nélson a sua vida completava-o, ou seja, deixava-o bastante satisfeito consigo mesmo.
Um grave acidente de trabalho, quando estava a ajudar o pai, deixou-o paralisado. Nélson não conseguia caminhar.
Para muitos, isto é algo devastador, atrevo-me a dizer que para aqueles mais dramáticos seria o fim de tudo. Pois, pensam que o facto de Nélson estar numa cadeira de rodas, o iriam impedir de fazer aquilo que mais gosta? Como por exemplo andar de moto quatro? Se pensavam que isso era algo impossível, estão muito enganados, pois Nélson com a sua grande força de vontade, consegui andar de moto quatro.
Para conseguir se manter em pé, Nélson recorreu a vários tratamentos, inclusive chegou a ir para Cuba, onde ganhou muita massa muscular. O tratamento que fez ajudou-o bastante.
A sua persistência, esperança, força de vontade e fé em si próprio cativou-nos.
A Nélson Matos, só temos a dizer um muito obrigado pelo seu testemunho, e por nos mostrar que um problema como a paralesia não é o fim do mundo e que ha coisas bem piores

1 comentário:

  1. É com muito respeito e carinho que afirmo que com esta palestra realizada na Escola Secundária João da Silva Correia, com a participação de Nélson Matos aprendi que muitas vezes as pessoas entram em delirio, quando certos acontecimentos atorfiam e mudam de completo a vida. Deixando tudo e dizendo que nada faz sentido... Ficam "parados no tempo" e pensando que a vida acabou. Errado!! A vida continua e os obstáculos são para ser quebrados, com força, luta e dedicação. Umas das expressões que mais gostei e que concordo plenamente com Nélson Matos foi " Amigos tenho muitos... Mas só 1 ou 2 é que estão sempre presentes para darem a devida atenção que um amigo merece ter! "
    Concluo assim que esta palestra foi muito interessante para mim, assim como, para os restantes membros da plateia, pois com ela aprendi a dar mais valor a mim mesma e que admiro bastante pessoas como o Nélson, que desistir nunca é um solução :)
    - Marta Dâmaso nrº14 10ºB

    ResponderEliminar