terça-feira, 25 de maio de 2010

Reflexão sobre o meu primeiro contacto com a Filosofia

O meu primeiro contacto com a Filosofia fo leccionado com o professor Jusias Gil. Naquela altura, eu achava que Filosofia era uma disciplina que servia para os alunos passarem o tempo, porque era o que outros discentes de outros anos diziam. E com o professor Jusias estava, infelizmente, a ser.
Contudo, o professor reformou-se em meados de Outubro ou Novembro. Foi então que chegou a professora Diana Tavares.
Com esta professora, foi ensinada uma melhor "Introdução à Filosofia". Penso que com a professora, todos os alunos melhoraram as suas notas, eu inclusive.
Começamos então a aprender a "Especificidade humana do agir", onde adquirimos conhecimentos sobro os actos do homem e os actos humanos.
Após isto, avançamos para a experiência valorativa, onde à prosteriori avançamos para o tema da dimensão ético-política. Ao findar este tema, progredimos para a dimensão religiosa. Este foi um tema que eu gostei muito, e onde compreendi a razão da abertura do homem à transcendência.
Actualmente, a turma encontra-se a fazer um trabalho de pares sobre a temática "Temas/problemas do mundo contemporâneo".

Sem comentários:

Enviar um comentário