sexta-feira, 21 de maio de 2010

O meu percurso em Filosofia.


Sinceramente?! No início não dava importância ás aulas de Filosofia, achava-as aborrecidas, penso que isso também se devia ao facto de não as compreender, não percebia o objectivo desta disciplina.
No entanto, tudo mudou no meio do período, deve-se ao facto de termos mudado de professor e obviamente o método também mudou, e penso que isso me cativou. Isso fez com que eu me interessa-se por a disciplina.
Se gosto da disciplina? Gosto. Porquê? Porque é uma disciplina em que podemos dar a nossa opinião, temos aquilo a que chamamos "liberdade de expressão", e independentemente da nossa opinião não somos julgados.
Posso dizer com toda a certeza que Filosofia, nos ajuda a "crescer" como pessoas, aprendemos tantas coisas. Por exemplo, aprendemos que não nos podemos achar superiores a outros seres vivos, que temos que acreditar em algo superior, também nos foi incutido que devemos criar os nossos objectivos, devemos nos guiar através deles (pirâmide de valores).
Até hoje, aquilo que mais me marcou,foi quando começamos a falar sobre religião, algo que para mim posso dizer que era um "tabu". O que retirei dessas aulas? Muito, mas principalmente o facto de que não é preciso termos uma religião para acreditarmos em Deus. Pessoalmente não tenho religião, por uma razão muito simples: há por todo o mundo várias religiões e todas elas dizem que são A mais correcta, que se a praticarmos sermos salvo. A pergunta que me atormenta é: qual é a mais verdadeira, qual a que devo seguir?
Também gostei de saber que podemos procurar o nosso sentido de vida em Deus, na família, amigos, namorado (a), etc. encontrei o meu sentido de vida no meu pai, porque se eu não existisse ele neste momento estava sozinho, sem ninguém, algo que é muito triste, a solidão o meu maior medo. Sem mim, ele (o meu pai) não tinha muitas razões para continuar aqui na terra, já teria desistido á muito tempo. Estou-lhe muito grata por isso.
São este tipo de valores que quero continuar a aprender, sinto que aprendo muito com isso, com a Filosofia.

Daniela Formigal nº5

Sem comentários:

Enviar um comentário