terça-feira, 18 de maio de 2010

Reflexão sobre o meu percurso em Filosofia


Bem, o que posso realmente dizer do meu percurso em filosofia ao longo do ano, é que evolui em relação à minha maneira de pensar e de agir. Comecei a questionar-me mais em relação às coisas e problemas que nos rodeiam, o que eu acho um aspecto positivo.
Filosofia nunca foi a minha disciplina favorita, mas também não desprezo. Ate acho esta disciplina interessante. Gosto principalmente porque ensina a não ficar neutro perante situações que nos acontecem, e também porque não se guia pelos factos e pela Ciência. Os filósofos procuram sempre mais, mesmo não encontrando a resposta que os satisfaz a coisas que a Ciência não consegue explicar. Filosofia vai para além do explicável. Eu acho que para esta disciplina, no geral, nada é impossível. Não encontramos respostas agora, mas vamos procurar sempre mais, até encontrarmos. Isto é muito bom. Não desistir.
No início do ano, não começámos logo da melhor maneira. As aulas eram um pouco cansativas e nós todos olhávamos para o professor sem perceber nada. Apesar disto, eu estava constantemente a fazer perguntas ao professor, a quais às vezes nem ele sabia responder da maneira mais correcta, e aí percebi que mesmo sendo um professor muito bom, ser muito experiente, ser um mestre naquilo que faz, como o nosso foi, nem sempre sabe dar resposta a perguntas «abstractas». Cada um de nós, incluindo os professores, têm o seu ponto de vista das coisas, e a sua opinião.
Mas apesar disto,Filosofia é uma disciplina que tem de ser dada de uma maneira diferente, mais descontraída..e era isto que nós não gostávamos nas aulas do nosso professor, mas...
Mais tarde o professor reformou-se e veio substituí-lo a nossa professora, Diana Tavares.
Nós gostámos logo dela por ter a sua maneira de dar aulas, de nos cativar a atenção. E também pela sua maneira de se preocupar connosco e com o nosso futuro. Nem metade dos professores faziam o mesmo, por isso estamos agradecidos! Mesmo a criação deste blog, já nos incentivou mais a gostar das aulas de filosofia.
Apesar de não gostar muito de Filosofia, eu desde sempre esforcei-me para ter boas notas, mas há um aspecto em que estou a falhar, que é na utilização de vocabulário filosófico...Nas respostas que dou sou objectiva, indo logo ao assunto, mas devia desenvolver mais; também devia participar mais nas aulas, que é outro aspecto em que falho.
Tirando estes aspectos, posso dizer que evolui ao longo do ano, mas espero melhorar nos aspectos em que falho, pois todos nós temos o direito de falhar, afinal de contas é a primeira vez que temos uma disciplina assim!

Sem comentários:

Enviar um comentário