terça-feira, 4 de maio de 2010

Interpretação ao texto “Explicação da Estupidez Humana”


Nós, que existimos no mundo, exigimos que tudo tenha um sentido e tentamos arranjar respostas para todas as dúvidas e questões que nos vão surgindo.
Procurar o sentido, é, pois ir além dos factos da vida e tentar descobrir-lhes o valor que têm para nós, é descobrir na vida aquilo que faz com que ela mereça ser vivida.
Para Nietzsche, o sofrimento era aquilo que o fazia tornar cada vez mais digno de pessoa; e desejava todo o sofrimento aos seus amigos, pois assim eles iriam sair mais completos, mais maduros.
Neste texto, o autor tenta abordar o facto de o Homem agir pior que um macaco, ou seja, o macaco sabe que é um animal e o Homem também é, embora racional, mas não age como tal, pelo contrário.
O autor diz “Estes macacos são ao mesmo tempo as mais feias e as mais belas criaturas do planeta.” e com estas palavras tenta ele explicar que não é o exterior que conta mas sim o interior das pessoas, o que nos vai na alma!
De que me vale ter uma linda fisionomia, um carro topo de gama, uma casa quase banhada a ouro e revistada a prata se no interior da minha pessoa apenas circula sangue e não existe transporte de sentimentos e emoções?
Chego à conclusão que o Homem não sendo um macaco, age como tal, ou ainda pior.
O grande problema do ser humano é sentirmo-nos seres finitos e é a consciência dessa finitude que nos leva a indagar o sentido da existência, enquanto os macacos não têm essa noção!

Sem comentários:

Enviar um comentário