quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Resumo da aula de Filosofia do dia 30/11



Na nossa aula passada dia 30 de Novembro, também dia de teste, serviu como aula de revisão, visto que o teste seria na 2ª parte da aula. A professora começou por apresentar-nos um documento de Word com o tema: "Liberdade e Responsabilidade Pessoal".
  • Começamos por ver o Homem e a Liberdade: - o homem é uma realidade inacabada, por isso é "artificie de si mesmo". Isto significa que o homem tem a liberdade ou possibilidade de escolher vários caminhos. É através desta possibilidade de escolha que o homem se vai formando como tal.

Depois lemos um pequeno texto sobre o homem e o animal e isso levou a que a professora referi-se a neótenia.

  • De seguida falamos na Acção Humana - Liberdade: - o homem não está nem pré-programado nem pré-determinado a nível social, pessoal e histórico. O homem é livre de escolher o seu próprio caminho. A grandeza do homem não está naquilo que lhe é dado pela Natureza, mas, naquilo a que ele pode chegar pela sua LIBERDADE.

  • E ainda vimos a Liberdade e a Sociedade: - a vivência humana não se restringe apenas ao estar no Mundo, o homem está no Mundo mas com os outros e convive com um ser semelhante. De tal modo que o homem enquanto social prossupõe:
  1. Liberdade - o homem é livre para escolher as suas acções. Implica não apenas sabermos o bem do mal, o justo do injusto.
  2. Responsabilidade - o ser humano é responsável pelas consequências das suas decisões.

Sem comentários:

Enviar um comentário